Aluguel de Energia Solar - Como funciona?

Sabemos que hoje é muito comum o aluguel de imóveis, carros e equipamentos em geral. mas como funciona o aluguel em energia solar? Neste post, saiba como você pode alugar equipamentos fotovoltaicos para ter uma renda extra ou economizar na sua conta de luz.

Todo tipo de aluguel possuí um Locador(a) e um Locatário(a), para entender melhor, vamos separar estes dois: 

Locador

O locador ou locadora, geralmente é aquele que investe em um projeto de energia solar como um empreendimento, com o objetivo de alugar os equipamentos para os consumidores de energia, este aluguel, se dá por cota que o locatário possuirá na usina do locador

Veja bem: De acordo com a lei, vender energia no Brasil não é permitido, o que é permitido é o aluguel dos equipamentos pelo potencial de geração, assim, cada consumidor terá uma cota de participação na usina do locador, que receberá um desconto na conta de luz devido ao aluguel adquirido.

Locatário

Já o locatário, poderá usufruir de energia solar sem precisar investir nada. Ao alugar uma cota de uma micro, ou mini usina de energia, este poderá receber um desconto na conta de luz de até 20% e pagará um valor fixo ao locador por esta cota. 

Mas como a energia "chega" até o consumidor?

Na verdade ela não chega, a energia gerada da usina é injetada na rede da concessionária e distribuidora de energia, que computará essa energia como créditos que serão abatidos na conta dos consumidores. Isso é possível graças ao SIN (Sistema Interligado Nacional) que conecta toda a transmissão de energia de Norte ao Sul do país.

Como construir uma usina e alugar energia solar para os consumidores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *