É possível vender energia solar?

Sim, é possível fazer a comercialização de energia gerada e ganhar dinheiro pelos geradores de energia solar fotovoltaicos, contudo se faz necessário entender os dois mercados de energia existentes no Brasil, o ACR (Ambiente de Contratação Regulada) e o ACL (Ambiente de Contratação Livre).

ACR – No Ambiente de Contratação Regulada, os consumidores são chamados “cativos”. Eles só adquirem eletricidade das concessionárias/distribuidoras aonde estão conectados. Há um faturamento todo mês, incidindo cobranças sobre o valor da distribuição e o consumo de energia devido à fornecedora. Nesse ambiente o consumidor fica refém das tarifas regulamentadas pelo governo.

ACL – No mercado livre, ou seja, no Ambiente de Contratação Livre, os consumidores têm o direito de contratar energia de forma direta, ou seja, negociando com as empresas geradoras (hidrelétricas, termelétricas, solar) ou as concessionárias/permissionárias (comercializadoras). Nesse ambiente é realizada o pagamento por duas ou mais faturas: uma pela distribuição e a outra pela tarifa que contratou.

E para os meus vizinhos e amigos? Como posso vender a energia solar que gero em meu telhado?

Se você não faz parte dos consumidores do grupo A, e também não possui demanda contratada acima do 500 kW, você faz parte do ambiente de contratação regulada (ACR) e, por isso, não pode comercializar energia elétrica.

Porém, é possível “vender” a energia solar gerada pelo seu sistema fotovoltaico alugando os equipamentos para pequenos consumidores, dessa forma, não é possível vender energia solar nem para um vizinho e nem para a concessionária, portanto, mesmo que o seu sistema gere mais energia do que você consumiu no mês, não é possível vender diretamente trocando por dinheiro, mas sim será convertida em créditos energéticos que ficam ao seu dispor pelo prazo de 60 meses.

Aluguel de Energia Solar e geração compartilhada

A terceira forma é por meio do aluguel de Sistemas Solares, um exemplo de uma empresa que está executando esse modelo é a Solarium Renováveis

O modelo funciona da seguinte forma: A empresa analisa a sua conta de energia e propõe uma assinatura mensal com um valor cerca de 10% a 20% a menos que o da concessionária local.

O modelo possui algumas restrições, sendo ela uma assinatura com um valor fixo, não podendo ser remunerada por kwh por R$. O valor é cobrado por área de painel solar, e também não pode possuir um contrato de performance, ou seja, casa produza mais energia, essa energia será do cliente.

Desta forma você pode transferir os créditos de energia para uma outra propriedade sua ou, fazer isso através de cooperativas e consórcios de pessoas ou empresas sendo possível você juntar um grupo de empresas ou amigos construir um gerador de energia solar maior e dividir esta produção de energia. Para fazer isso é necessário que todos envolvidos no consórcio/cooperativa estejam dentro da mesma área de cobertura da distribuidora de energia.

Como fazer parte da Câmara de Comercialização de Energia?

Se o seu objetivo é produzir energia solar para comercialização, precisará obter a autorização para se tornar um comercializador, conforme os termos previstos na Resolução nº 678/2015 da Aneel. É necessário formalizar um pedido, conforme cita a resolução e apresentar os documentos solicitados, como Certidão de Regularidade válida e Pareceres técnicos e jurídicos. Se você ainda tem alguma dúvida sobre este assunto, entre em contato com nosso time de atendimento. Aproveite para fazer uma simulação grátis e descubra o quanto é possível economizar instalando um sistema solar fotovoltaico no seu imóvel.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e entre em contato conosco para conhecer todos os benefícios que um sistema de energia solar pode trazer para você e para o seu bolso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *